Escolha uma Página
O livro Nunca deixe de tentar (Editora Sextante), traz o depoimento de Michael Jordan sobre sua busca pela excelência e os fundamentos que nortearam sua carreira. Jordan ressalta a importância de fixar metas, manter o foco e não se deixar paralisar pelo medo. Os comentários são do técnico Bernardinho – o comprometimento, a determinação, o espírito de equipe, a capacidade de liderança e a extrema dedicação do jogador à prática dos fundamentos são analisados, ponto a ponto, por Bernardinho ao longo do livro.
Gosto do título original: “I can’t accept not trying”que significa “Eu não posso aceitar não tentar”.
Michael Jordan é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos. O que o fez tão bom não foi apenas sua estrutura física e seus conhecimentos técnicos, mas principalmente seu posicionamento positivo e audaz. Isso é o que faz um vencedor em qualquer área = )
No livro, Jordan condensa em seis tópicos o que ele acredita que seja o caminho para um bom líder.
  1. Estabelecer metas: galgar um a um os degraus do caminho do sucesso. Foco para em superar cada desafio. Divida o caminho em partes menores de forma a atingir o todo.
  2. Superar medos: o medo é uma ilusão. Quando se lançar em fazer algo, projete-se realizando esta coisa, sem dar atenção a possibilidade de fracasso. Em caso de fracasso, leve-o como uma lição aprendida para melhorar na próxima e não como a decretação oficial do fim.
  3. Comprometimento: não existem atalhos. É necessário dedicação, empenho e superação de obstáculos. Sempre dê o seu melhor, todos os dias, em tudo que faz.
  4. Trabalho em equipe: “Um homem só pode olhar outro por cima, quando estiver ajudando-o a se levantar”. O talento ganha jogos, mas trabalho em equipe e inteligência vencem campeonatos.
  5. Fundamentos: prepare-se bem para qualquer coisa que for fazer. Disciplina, disciplina, disciplina. Aprenda o jeito certo de se fazer as coisas. Treine, tire dúvidas, peça ajuda e busque a excelência.
  6. Liderança: não desvie do seu objetivo, seja o espelho para as pessoas de sua equipe. Faça tudo com qualidade para que sua equipe siga o mesmo caminho.
“Estabeleço metas realistas e mantenho o foco nelas. (…) Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo.” 
 
“Qualquer medo é uma ilusão. Você acha que há algo atrapalhando o seu caminho, mas na verdade não há nada ali. O que existe é uma oportunidade para você fazer o seu melhor e obter sucesso.”
 
“Faço perguntas, leio, ouço. Não tenho receio de perguntar quando não sei algo. Por que deveria? Estou tentando chegar a algum lugar. Ajude-me, me dê uma orientação – não há nada de errado nisso.”
  
“Existe um jeito certo e um jeito errado de fazer as coisas. Você pode praticar arremessos durante oito horas por dia, mas se a sua técnica estiver errada, tudo o que irá conseguir é se tornar muito bom em arremessar a bola do jeito errado.”
Às vezes, esquecemos regras fundamentais de sobrevivência. E é isto que o livro vem lembrar, o fundamental!
O que eu mais gosto dos (bons) livros “motivacionais” é o fato de trazerem em pauta o óbvio – isso mesmo, o óbvio! Em muitas obras, o evidente é atirado na nossa cara, sem lero-lero, sem frescura! Aí você pensa: “puxa, é verdade” ou “hum, ele tem razão” (…) E só a partir desse momento, em que trazemos algo para o nosso consciente, conseguimos compreender, digerir e resolver! Entende o que eu digo?! Primeiro consciência e compreensão, depois busca e atitude, e por fim consequência e resultado! Essa é a lógica. Essa é a ordem!   
Pense nisso e boa leitura!  

Pin It on Pinterest

Share This