Escolha uma Página
E como essa semana teve sugestão de leitura, nada mais justo que compartilhar com vocês dicas simples para manter os livros em bom estado!
Um tratamento adequado evita que as obras fiquem amarelas, acumulem pó e sejam danificadas por insetos.
Confira as dicas do bibliotecário da Universidade Mackenzie, Eliezer Lírio dos Santos, especialista em preservação, conservação e restauro de documentação gráfica.
 

1 . Passe uma trincha (tipo de pincel) na capa, nas primeiras páginas e, principalmente, na parte de cima do livro, local onde normalmente se acumula mais pó.

2 . Uma vez a cada semestre oxigene o livro, ou seja, abra a obra, folhei-a, permitindo que ela respire. Isso evita o acúmulo de pó e a proliferação de fungos.

3 . O livro é feito de celulose, por isso, a possibilidade de degeneração é alta. Evite guardar seus livros em locais úmidos.

4 . Opte por colocá-los em ambientes arejados, secos e sem incidência direta de luz.

5 . Limpe a estante com um pano levemente úmido, misturado com sabão neutro. No final, seque bem.

6 . Não use produtos abrasivos para limpar a estante.

7 . Se sua estante for de madeira e estiver tomada por cupins e brocas, não guarde seus livros nesse móvel antes de tratá-lo. Esses animais acabam penetrando no livro para comer a celulose.

8 . Caso as brocas ou os cupins já tenham tomado conta dos seus livros, passe a trincha folha por folha, tirando toda a sujeira.

9 . Para matar os insetos, o processo não-químico que mais dá resultados é o congelamento controlado. Embale o livro em um saco plástico, retire o ar e lacre o pacote com uma fita adesiva. Deixe o livro no congelador por 15 dias, a uma temperatura de -25°C. As peças deverão ser lentamente descongeladas, ao longo de dois dias.

10 . Para evitar que as folhas se soltem, nunca tire o livro da estante puxando-o pela parte superior. Empurre-o e puxe pelo meio da lombada.

11 . Não use fitas adesivas para colar as páginas, caso elas se soltem. Esses materiais possuem alta acidez e mancham o papel.

12 . Se os cadernos estiverem soltos, você pode usar uma cola metil-celulose, sem acidez, e tiras de papel mino para colar cada caderno e fixá-lo na lombada. Se o estrago for grande, o ideal é procurar um especialista e mandar para a restauração.

13 . Não coloque os livros muito unidos nas prateleiras. Deixe um espaço, para que não se deteriorem e consigam respirar.

14 . Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

15 . Lave as mãos antes de manusear o livro e não umedeça o dedo com saliva para virar as páginas.

 

 
Bora reservar um tempinho para limpar o livros?! ; )


Fonte: DAQUI

Pin It on Pinterest

Share This